Workshops

Pesquisadores e profissionais são convidados a apresentar propostas de Workshops a serem realizados em conjunto com o Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, IHC 2019. O objetivo dos Workshops é oferecer um fórum para a troca de opiniões, apresentação de ideias e discussão de resultados de trabalhos preliminares, em um ambiente interativo.

As propostas, de no máximo 4 páginas, devem incluir:
1. O nome do Workshop e um resumo de 150 a 200 palavras que descreva o Workshop, adequado aos tópicos/tema do Simpósio;
2. Um breve resumo do assunto, alcance e significado do Workshop, incluindo uma discussão sobre a relevância para o IHC 2019 de acordo com seus tópicos (por favor, inclua informações sobre ocorrências anteriores do Workshop, se houver);
3. Informação sobre o processo de seleção de trabalhos e/ou participantes, planejamento de divulgação (por exemplo, edições especiais de jornais e revistas, ou declarações de participação/apresentação), o número esperado de participantes e o planejamento do formato de execução do workshop;
4. Um breve currículo de cada um dos organizadores, incluindo endereços de contato e indicação do contato primário;
5. Um cronograma com datas para a submissão de artigos, notificação de aceitação e envio da versão final.

Atente para a data de notificação de aceite de workshops (ver abaixo). Os prazos para submissão de artigos do workshop devem ser depois desta data, e as notificações de artigos aceitos para o workshop devem ser enviadas até uma semana antes da data de inscrição antecipada (com desconto), a ser definida pela organização do Simpósio.

Todas as propostas serão julgadas por seus méritos e as melhores propostas serão aceitas. Ressalte-se que os workshops organizados em edições anteriores do Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC) passam pelo mesmo processo de seleção, e se considera na avaliação, também, o sucesso nos eventos anteriores (audiência, número de submissões, etc.), bem como seu potencial interesse para a edição atual do evento.

Responsabilidades

A organização do IHC 2019 oferecerá:
  • Página hospedada (ou link) no site do IHC 2019;
  • Gestão do processo de inscrições para participantes;
  • Espaço para instalação do Workshop e equipamentos requisitados na proposta;
  • Coffee-breaks.
A responsabilidade de organização e execução do Workshop pertence aos seus proponentes. A organização do Workshop deve observar os seguintes itens:
  • Sincronizar os prazos do Workshop com os prazos do IHC 2019;
  • Definir os processos de divulgação do Workshop, da chamada e do recebimento de trabalhos, da revisão e do contato com os autores (notificações);
  • Fornecer uma breve descrição do Workshop para inclusão na página do IHC 2019;
  • Agendar as atividades do Workshop, em colaboração com os organizadores locais do IHC 2019.

Submissões

Os autores deverão efetuar suas submissões eletronicamente em formato PDF por meio do sistema JEMS e deverão seguir o formato 2017 ACM Master article (SIGCHI). Usuários do MS Word devem usar o template Interim layout.docx e usuários LaTex devem seguir o template sample-sigchi.tex. Sintam-se à vontade para enviar suas dúvidas sobre os Workshops para nós.

Datas importantes

  • Prazo de submissão de propostas: 26/04/2019
  • Notificação dos resultados: 20/05/2019
  • Envio da versão final: 10/06/2019
  • Realização do Workshop: 21/10/2019 (data inicialmente prevista)

Coordenação

  • Clodis Boscarioli (UNIOESTE) - boscarioli@gmail.com
  • Soraia Silva Prietch (UFMT Rondonópolis) - soraia.roo@gmail.com

Revisores

  • Artur Kronbauer
  • Clodis Boscarioli
  • Soraia Silva Prietch
  • Vagner Figueredo de Santana

Workshops Aceitos

I Workshop sobre Interação e Pesquisa de Usuários no Desenvolvimento de Jogos (WIPlay ´19)

Ao longo dos anos, pesquisadores tem discutido como a evolução da pesquisa na área de jogos digitais se relaciona com diversos fatores da Interação Humano-Computador. Nesse contexto, identificamos a oportunidade de fomentar a discussão e troca de experiências sobre as várias dimensões dos fatores humanos em jogos digitais no cenário nacional, trazendo a perspectiva dos pesquisadores e profissionais de IHC e áreas correlatas para o contexto específico do desenvolvimento de jogos brasileiro, predominantemente composto por empresas indie. Para isso, propomos o Workshop sobre Interação e Pesquisa de Usuários no Desenvolvimento de Jogos (WIPlay), que visa reunir as comunidades de pesquisa e desenvolvimento de jogos e IHC em torno de discussões interdisciplinares sobre suas respectivas contribuições, fronteiras e possibilidades na área. Os artigos devem ser submetidos eletronicamente em formato PDF, por meio do sistema JEMS.

Prazo de submissão: 26/07/2019
Notificação dos resultados: 23/08/2019
Envio da versão final: 31/08/2019
Mais informações: http://wiplay.ufc.br
Organização
  • Ticianne Darin (UFC)
  • Thiago Barcelos (IFSP Guarulhos)

X Workshop sobre Aspectos da Interação-Humano Computador para a Web Social (WAIHCWS ´19)

A décima edição do WAIHCWS pretende promover a continuidade das discussões sobre as oportunidades e os desafios que a Web Social traz para a comunidade de pesquisa em Interação Humano-Computador (IHC) no Brasil e no mundo, colocando em evidência, especialmente neste ano, o tema “10 edições do WAIHCWS: retrospectiva, tendências e novos desafios”. O tema representa uma oportunidade para analisar o caminho percorrido por essa comunidade até aqui, bem como os avanços alcançados e os desafios que ainda precisam ser superados tendo em vista as novas tecnologias e formas de interação. Os artigos devem ser submetidos eletronicamente em formato PDF, por meio do sistema JEMS.

Prazo de submissão: 11/08/2019
Notificação dos resultados: 31/08/2019
Envio da versão final: 06/09/2019
Mais informações: https://www.ufmt.br/waihcws19/index.html
Organização
  • Kamila Rios Rodrigues (UFSCar)
  • Rodrigo Santos (UNIRIO)