WE-IHC

O Workshop sobre Educação em IHC (WE-IHC), que ocorrerá durante o IHC 2019, é o principal fórum brasileiro onde professores, pesquisadores e estudantes de IHC, entre outros interessados no tema, têm um espaço para (re)pensar e compartilhar métodos e ferramentas didáticas para o ensino e aprendizagem de IHC.

Em linha com o tema do IHC 2019, “Pontes para Interação”, o WE-IHC neste ano será dedicado à discussão de “Experiências Interdisciplinares no Ensino de IHC”. Essas experiências poderão ser fruto tanto de disciplinas básicas da área quanto de outros temas associados e interdisciplinares, tais como Design de Interação, Avaliação de Sistemas Interativos, Teorias de IHC, Engenharia de Software, Interação social mediada por tecnologia, Experiência do Usuário, Aspectos sociais e éticos, Acessibilidade, entre outros.

Durante o workshop, além da apresentação formal dos artigos selecionados, serão propiciados momentos de dinâmicas de grupo, com o objetivo de promover a discussão e o compartilhamento de conhecimentos e práticas. São incentivadas submissões de artigos abordando experiências interdisciplinares no ensino de IHC, tanto na academia quanto na indústria. Incluem-se nestas experiências relatos sobre a condução e parcerias entre disciplinas (formais e informais), e com outras instituições, organizações ou empresas; interação com a sociedade; descrições de materiais didáticos especialmente construídos e/ou ressignificados para o uso no ensino interdisciplinar de IHC; utilização de dinâmicas em sala de aula e fora dela; modelos ativos, e atividades práticas; relatos sobre o processo de avaliação dos discentes etc.

Submissões

As submissões de artigos devem ter autoria anônima, podem ser escritas em Inglês ou em Português, e devem seguir o modelo 2017 ACM Master article (SIGCHI). Usuários do MS Word devem usar o template Interim layout.docx e usuários LaTex devem seguir o template sample-sigchi.tex. As submissões devem conter de 4 a 6 páginas (incluindo figuras, tabelas, diagramas, referências e anexos). Os autores devem efetuar suas submissões eletronicamente, por meio do sistema JEMS, em formato PDF.

Processo de Revisão

Cada submissão será revisada por pelo menos três pesquisadores em IHC. Os artigos serão selecionados para publicação e apresentação com base na qualidade do trabalho, a relevância da experiência e o potencial do trabalho para motivar discussões construtivas durante o workshop. Espera-se que o artigo forneça argumentos sobre a relevância e implicações práticas de suas conclusões para a educação em IHC (preferencialmente apoiado por dados coletados em experiências de ensino/aprendizagem).

Apresentação e Publicação

Para ter seu trabalho publicado, pelo menos um dos autores de trabalhos aceitos deve se inscrever no IHC 2019 e apresentar o trabalho durante o workshop, em local e horário a serem definidos pela coordenação. Os artigos aceitos serão publicados nos Anais Estendidos do IHC 2019.

Datas importantes

  • Prazo de submissão: 22/07/2019 15/07/2019
  • Notificação dos resultados: 27/08/2019 20/08/2019
  • Envio da versão final: 06/09/2019 30/08/2019

Coordenação

  • Isabela Gasparini (UDESC) - isabela.gasparini@udesc.br
  • Taciana Pontual Falcão (UFRPE) - tacianapontual@gmail.com

Revisores

  • Amanda Melo
  • Avanilde Kemczinski
  • Bruno Santana
  • Clodis Boscarioli
  • Ecivaldo Matos
  • Jair Leite
  • Luciana Salgado
  • Luciana Zaina
  • Marcelle Mota
  • Marilia Amaral
  • Natasha Valentim
  • Roberto Pereira
  • Silvia Amelia Bim
  • Simone Barbosa