IHC na Prática

Esta categoria é dirigida a todos os profissionais interessados em apresentar as suas experiências com o projeto da Interação Humano-Computador (IHC) envolvendo aspectos técnicos, comerciais, sociais e de gestão e os principais desafios relacionados à aplicação de métodos e técnicas de UX (Experiência do Usuário) no desenvolvimento de produtos e serviços.

É uma oportunidade interessante não somente para que as empresas apresentem a sua perspectiva, mas principalmente para a troca de experiências entre pessoas que aplicam IHC na prática. Tanto trabalhos finalizados como em andamento podem ser submetidos.

Tópicos de Interesse

Qualquer tema relevante à prática de IHC é esperado nesta trilha, incluindo, mas não limitando a:
  • Projeto Centrado no Usuário no desenvolvimento de produtos e serviços;
  • Usabilidade, Experiência do Usuário (UX), Design Thinking;
  • Product Design e IHC estratégica;
  • IHC e regras de negócio;
  • Design Systems e padronização organizacional de interfaces;
  • Integração de IHC em processos de desenvolvimento e métodos ágeis: DesignOps, Agile UX, Lean UX etc.;
  • Qualidade e Gestão de Processos Centrados no Usuário: cultura de UX, retorno sobre o investimento (ROI), avaliação de qualidade de processos e produtos;
  • Aspectos organizacionais do Projeto Centrado no Usuário: formação de equipes multidisciplinares, colaboração entre diferentes departamentos da empresa (marketing, TI, design, suporte ao cliente etc.);
  • Gerenciamento de equipes de UX internas e externas;
  • Relatos de uso de ferramentas e equipamentos para prototipação;
  • Avaliações de usabilidade presenciais e remotas;
  • IHC, tecnologias assistivas, acessibilidade e inclusão;
  • IHC para Dispositivos Móveis;
  • Big Data em IHC;
  • IHC e a Internet das Coisas (IoT);
  • Tecnologias Persuasivas e de Mudança de Comportamento;
  • Inteligência Artificial aplicada a IHC;
  • Ecossistemas de Software e IHC;
  • Estudos experimentais relacionados a Colaboração e Comunicação;
  • Adoção e utilização de tecnologias colaborativas;
  • Ferramentas de apoio a IHC, Comunicação e Colaboração;
  • Aplicações de IHC e Tecnologias para Comunicação e Colaboração em domínios específicos como comércio eletrônico, saúde, educação, gestão pública, desenvolvimento social e econômico.

Submissões

As submissões devem ser feitas, em português ou em inglês, por profissionais liberais ou vinculados a empresas e devem relatar casos e experiências reais, relevantes para a área de IHC, de sucesso ou mesmo de insucesso. Existem duas possibilidades de material para submissão:

1) Vídeo de até 3 minutos (compartilhado via YouTube). Para isso os autores devem submeter um documento no modelo 2017 ACM Master article (SIGCHI). Usuários do MS Word devem usar o template Interim layout.docx e usuários LaTex devem seguir o template sample-sigchi.tex. O documento deve conter:
  • Título, autores, nome da empresa (exceto para profissionais liberais);
  • Resumo;
  • Link do vídeo no YouTube.

OU

2) Texto com relato da experiência de no máximo duas páginas, seguindo o modelo 2017 ACM Master article (SIGCHI) (links acima) e apresentar obrigatoriamente:
  • Título, autores, nome da empresa (exceto para profissionais liberais);
  • Resumo;
  • Descrição do problema;
  • Solução/abordagem adotada;
  • Resultados;
  • Reflexão;
  • Conclusão.

Independente do formato de submissão selecionado, as submissões devem ser feitas via o sistema JEMS.

Envio da Versão Final dos Trabalhos Aceitos

Os autores dos trabalhos aceitos deverão enviar um documento considerando os comentários/sugestões dos revisores. Este documento deve estar em formato PDF e seguir o modelo 2017 ACM Master article (SIGCHI) (links acima). Para as submissões em vídeo aceitas, o envio da versão final do texto com relato da experiência também é obrigatório. Caso a versão final do texto com relato da experiência não seja enviada no prazo determinado, o trabalho será retirado da trilha.

As submissões aceitas serão apresentadas na conferência oralmente em sessão dedicada à trilha e os textos com relato da experiência serão publicados nos anais estendidos do evento.

Os autores devem efetuar suas submissões eletronicamente, por meio do Sistema JEMS (link pendente).

A responsabilidade pelo conteúdo é dos autores, cabendo a eles obter autorização da empresa para a submissão da proposta e a exposição do caso.

Critério de Aprovação

As submissões serão avaliadas por uma equipe de profissionais do mercado e da academia, sendo considerada na avaliação a relevância do tema e a contribuição para as comunidades empresariais e acadêmicas.

Menções e referências a produtos e instituições são permitidas na proposta, mas não podem ser feitas unicamente com o intuito de marketing. O principal objetivo da submissão deve ser a apresentação de um caso baseado em técnicas ou métodos de IHC em um problema real.

Apresentação

Ao menos um dos autores dos trabalhos aceitos deve se inscrever no simpósio para apresentar o trabalho oralmente. Apenas trabalhos apresentados serão publicados nos anais estendidos do simpósio. Informações detalhadas sobre as modalidades de apresentação serão encaminhadas posteriormente aos autores de trabalhos aceitos.

Datas Importantes

  • Prazo de submissão: 31/05/2019
  • Notificação dos resultados: 05/07/2019
  • Envio da versão final: 12/07/2019

Coordenação

  • Frederick van Amstel (UTFPR) - amstel@utfpr.edu.br
  • Rodrigo Santos (UNIRIO) - rps@uniriotec.br

Revisores

  • Alberto Raposo
  • Alessandro Assis
  • Alessandro Vieira Reis
  • Alex Gomes
  • André da Silva
  • Andre Freire
  • Anna Beatriz Marques
  • Awdren Fontão
  • Cesar Collazos
  • Claudia Cappelli
  • Ecivaldo Matos
  • Flavio Horita
  • Flávio Soares Corrêa da Silva
  • Frederick van Amstel
  • Isabela Gasparini
  • Luis Rivero
  • Marcelo Morandini
  • Maria Villela
  • Milene Silveira
  • Paulo Melo
  • Roberto Pereira
  • Rodrigo Gonzatto
  • Rodrigo Santos
  • Vagner Santana
  • Valdemar Vicente Graciano Neto
  • Viviane Delvequio